Pedindo Retificação e Melhoria de Allah em Todos os Assuntos

**Pedindo Retificação e Melhoria de Allah em Todos os Assuntos**

De Abu Hurairah Radhiyallahu Anhu, ele disse:

"O Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) costumava dizer:

اللَّهُمَّ أَصْلِحْ لِى دِينِىَ الَّذِى هُوَ عِصْمَةُ أَمْرِى وَأَصْلِحْ لِى دُنْيَاىَ الَّتِى فِيهَا مَعَاشِى وَأَصْلِحْ لِى آخِرَتِى الَّتِى فِيهَا مَعَادِى وَاجْعَلِ الْحَيَاةَ زِيَادَةً لِى فِى كُلِّ خَيْرٍ وَاجْعَلِ الْمَوْتَ رَاحَةً لِى مِنْ كُلِّ شَرٍّ

[Ó Allah, retifique para mim minha religião que é uma salvaguarda para meus assuntos, e retifique para mim minha vida mundana na qual está meu sustento, e retifique para mim minha vida futura para a qual é meu retorno. Faça da vida um aumento para mim em todo bem e faça da morte um conforto para mim de todo mal.] (Relatado por Muslim 2720)

**A Importância Desta Oração Segundo os Eruditos**

Imam Ibnul Qayyim rahimahullah disse:

"Uma das coisas mais benéficas para antecipar eventos futuros é praticar esta oração, que o Profeta (que a paz esteja com ele) costumava frequentemente suplicar:

اللَّهُمَّ أَصْلِحْ لِى دِينِىَ الَّذِى هُوَ عِصْمَةُ أَمْرِى وَأَصْلِحْ لِى دُنْيَاىَ الَّتِى فِيهَا مَعَاشِى وَأَصْلِحْ لِى آخِرَتِى الَّتِى فِيهَا مَعَادِى وَاجْعَلِ الْحَيَاةَ زِيَادَةً لِى فِى كُلِّ خَيْرٍ وَاجْعَلِ الْمَوْتَ رَاحَةً لِى مِنْ كُلِّ شَرٍّ

Da mesma forma, outro hadith:

اللَّهُمَّ رَحْمَتَكَ أَرْجُو فَلاَ تَكِلْنِى إِلَى نَفْسِى طَرْفَةَ عَيْنٍ وَأَصْلِحْ لِى شَأْنِى كُلَّهُ لاَ إِلَهَ إِلاَّ أَنْتَ

[Ó Allah, eu espero por Tua misericórdia. Não me deixes a mim mesmo nem por um piscar de olhos, e retifique todos os meus assuntos. Não há divindade além de Ti.]

Se uma pessoa recitar continuamente esta oração com um coração presente e intenção sincera, enquanto se esforça para alcançar o que ela implica, Allah concederá o que ele suplica e aspira. Sua preocupação se transformará em alegria e felicidade."

**Wasaail Mufidah, página 30.**

Ath-Thibi comentou sobre este hadith:

"A melhoria da vida futura inclui a suavidade e a orientação para a obediência a Allah e a adoração a Ele, e buscar conforto na morte. Esses três elementos combinam o bem do mundo, da religião e da vida futura, que são os fundamentos do caráter nobre."

**Faidhul Qadir 2/173.**

Imam Ash-Shan'ani rahimahullah disse:

"Esta oração abrange o bem de ambas as moradas (o mundo e a vida futura)."

**Kitab Subul As-Salam, 4/223.**

**O Significado das Frases do Hadith:**

- **"كان رسول الله"**: O Mensageiro de Allah costumava...

A frase **"كان"** em usul fiqh indica regularidade, mas não necessariamente continuidade. Implica que a ação era feita frequentemente.

**"اللَّهُمَّ أَصْلِحْ لِى دِينِىَ"**: Ó Allah, retifique para mim minha religião.

Al-Allamah Al-Uthaimin rahimahullah disse:

"Isto abrange o Islam e outros atos de adoração."

**"الَّذِى هُوَ عِصْمَةُ أَمْرِى"**: que é uma salvaguarda para meus assuntos.

Isto significa:

"Protege-me do Fogo e impede-me de escorregar na vida mundana."

**Syarh Bulughul Maram 6/453.**

**Por que é importante orar pela retificação da própria religião?**

Al-Qori rahimahullah disse:

"Porque a religião preserva todos os meus assuntos. Se a religião de alguém estiver corrompida, todos os seus assuntos se tornam corruptos, resultando em perda e miséria em ambos os aspectos, ausentes e presentes."

**Syarh Misykatul Mashobih 5/1721.**

Al-Allamah Al-Uthaimin rahimahullah disse:

"Isto significa: Ó Allah, torne minha religião sã, o que significa que ela se torne sincera e correta. A religião é o que uma pessoa se apega para se proteger do mal e dos inimigos. Quanto mais sã for a religião de uma pessoa, mais ela estará protegida de todo mal. Uma religião sã é caracterizada pela sinceridade para com Allah e seguir o Mensageiro. Qualquer um que associa parceiros a Allah tem uma religião insana. Portanto, se alguém ora, dá caridade, jejua, lê o Alcorão, lembra de Allah, busca conhecimento ou se esforça no jihad por ostentação, todas essas ações são insanas, e buscamos refúgio em Allah."

**Syarh Riyadhus-Salihin 6/26.**
🖋️ Ele (que Allah tenha misericórdia dele) também disse:

"A religião é uma salvaguarda para a pessoa, impedindo-a de ações malignas e de moral vil. É também uma salvaguarda para ela na Vida Futura, garantindo que ela esteja longe do Fogo e entre no Paraíso."

📚 Syarh Bulughul Maram 6/454

🖋️ Shaykh Al-Allamah Al-Fauzan (que Allah o preserve) disse:

"Não há salvação exceto através da religião. Se a religião de uma pessoa não for sólida, não há salvaguarda para ela. Em vez disso, ela cai em erro e desliza. A religião é uma salvaguarda para meus assuntos contra erros e más consequências, e Tu (ó Allah) me proteges com a religião de todas as coisas proibidas."

📚 Tashilul Ilmam 6/346

**وَأَصْلِحْ لِي دُنْيَايَ الَّتِى فِيهَا مَعَاشِى**

"Ó Allah, retifique para mim minha vida mundana na qual está meu sustento."

1️⃣ O primeiro significado:

🖋️ Al-Qari (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

"Significa: quem pode me ajudar na adoração, na qual está meu sustento."

2️⃣ O segundo significado:

"Diz-se: Proteja da corrupção o que eu preciso deste mundo."

📚 Syarh Misykatul Mashabih 5/1721

3️⃣ O terceiro significado:

🖋️ Ath-Thibi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

"Retificar o mundo significa se contentar com o que é necessário, sendo lícito e auxiliando na obediência a Allah."

📚 Misykatul Mashabih 5/223

4️⃣ O quarto significado:

🖋️ Al-Allamah Al-Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

"Retificar o mundo é que Allah te conceda suficiência, tornando-te independente das pessoas, concedendo-te riqueza que não te leve a transgredir os mandamentos de Allah, e facilitando teus assuntos mundanos, proporcionando-te sustento que te ajude na obediência a Allah."

📚 Syarh Bulughul Maram 6/453

**Por que é importante orar pela retificação da própria vida mundana?**

🖋️ Al-Allamah Al-Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

"Cada pessoa quer que sua vida mundana seja boa, porque se seu mundo estiver corrompido, isso causará a corrupção de sua religião. Se uma pessoa está preocupada em ganhar o sustento, isso pode frequentemente impedi-la de muitos assuntos religiosos, embora ganhar o sustento seja parte da religião."

📚 Syarh Bulughul Maram 6/454

🖋️ Al-Allamah Al-Fauzan (que Allah o preserve) disse:

"Não esqueça o mundo, pois se o mundo for bom, a Vida Futura será boa também, e se o mundo estiver corrompido, a Vida Futura será ruim. A Vida Futura é construída sobre a vida mundana, então deve-se pedir a Allah para retificar sua vida mundana para que ela o ajude na obediência a Allah. Ninguém pode ser independente do mundo."

📚 Tashilul Ilmam 6/346

**وَأَصْلِحْ لِي آخِرَتِي الَّتِي فِيهَا مَعَادِي**

"Retifique para mim minha Vida Futura, que é meu lugar de retorno."

1️⃣ O primeiro significado:

🖋️ Ath-Thibi (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

"Retificar a Vida Futura é através da gentileza e orientação de Allah para adorar e obedecê-Lo."

📚 Misykatul Mashabih 5/223

2️⃣ O segundo significado:

🖋️ Al-Allamah Al-Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

"Retificar a Vida Futura significa duas coisas: ser salvo do Fogo e entrar no Paraíso."

📚 Syarh Bulughul Maram 6/454
▪️ **وَاجْعَلِ الْحَيَاةَ زِيَادَةٍ لِي فِي كُلِّ خَيْرٍ**
"Ó Allah, faça da minha vida uma causa para o aumento de todo bem para mim."

**👉🏼 Por que é importante para uma pessoa orar para que sua vida se torne um meio de aumentar todo bem para ela?**

🖋️ Shaykh Al-Allamah Al-Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
"Se uma pessoa for agraciada com sucesso (através de sua súplica) nesta vida, ela continuará a aumentar em bondade a cada dia, realizando atos de justiça, e ela sentirá isso dentro de si mesma. Você encontrará tal pessoa em um estado de alegria quando realizar uma boa ação."

📚 Syarh Riyadhus_Shalihin 6/29

▪️ **وَاجْعَلِ الْمَوْتَ رَاحَةً لِي مِنْ كُلِّ شَرٍّ**
"Ó Allah, faça da minha morte um conforto e alívio de todo mal."

🖋️ Al-Qari (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
"Significa estar no estado de testemunho de fé, crença correta e arrependimento, para que minha morte se torne um meio de libertação das dificuldades do mundo e da obtenção de conforto na Vida Futura."

**👉🏼 Por que uma pessoa ora a Allah para que sua morte seja um conforto de todo mal?**

🖋️ Shaykh Al-Allamah Al-Uthaimin (que Allah tenha misericórdia dele) disse:
"Porque uma pessoa não sabe o que lhe acontecerá neste mundo. Ela pode permanecer no mundo por muito tempo, mas seu coração pode se afastar (da fé), buscamos refúgio em Allah disso. Sua vida prolongada pode corromper sua religião. Ela pode permanecer no mundo e encontrar grandes provações que a esgotem... Então, a antecipação da morte por Allah se torna um conforto para ela de todo mal."

📚 Syarh Riyadhus_Shalihin 6/29

⭕ **E na parte da súplica acima, há um grande benefício:**

🖋️ Shaykh Al-Allamah Al-Fauzan (que Allah o preserve) disse:
"Isto contém a submissão dos assuntos de uma pessoa a Allah e que uma pessoa não deve suplicar pelo mal sobre si mesma com a morte, nem deve desejar a morte. Em vez disso, ela deve pedir a Allah para conceder-lhe uma boa vida e uma boa morte e confiar todos os seus assuntos a Allah."

📚 Tashil lil-Imam 6/346

⭕ **Objeção:**

A parte do hadith não indica a permissibilidade de desejar a morte?

**👉🏼 Resposta:**

No hadith, não indica um desejo de morte, pois o Profeta (paz e bênçãos estejam sobre ele) não disse:
" أمتني" ("Causa-me a morte")

Mas ele disse:
" اجعل الموت..." ("Faça da morte um conforto para mim de todo mal")

Isso é semelhante ao hadith:
"وَإِذَا أَرَدْتَ فِتْنَةَ قَوْمٍ فَتَوَفَّنِي غَيْرَ مَفْتُونٍ"
("Se Você pretende infligir uma provação a um povo, leve minha vida sem ser testado.") (Relatado por At-Tirmidhi)

E o hadith:
"وَتَوَفَّنِي إِذَا عَلِمْتَ الْوَفَاةَ خَيْرًا لِي"
("E causa-me a morte se Você souber que a morte é melhor para mim.") (Relatado por An-Nasa'i: 3/54-55 e Ahmad: 4/364. Declarado autêntico por Al-Albani em Sahih An-Nasa'i: 1/281)

Todos esses hadith são restritos (condicionais).

⭕ E se alguém disser que a declaração: "Não é permitido desejar a morte exceto com uma restrição," é contradita pela declaração de Maryam no Alcorão:

"قَالَتْ يَٰلَيْتَنِى مِتُّ قَبْلَ هَٰذَا وَكُنتُ نَسْيًا مَّنسِيًّا"
("Ela disse: 'Eu gostaria de ter morrido antes disso e sido esquecida no esquecimento.'") (Maryam: 23)

Como Maryam poderia cair em algo proibido?

**👉🏼 Resposta:**

1️⃣ "É obrigatório para nós saber que a Sharia daqueles antes de nós, se conflitar com nossa Sharia (trazida pelo Mensageiro), não é uma prova, porque nossa Sharia ab-rogou todas as religiões anteriores."

2️⃣ "Maryam não desejou a morte antes, mas desejou a morte antes da ocorrência dessa provação, mesmo que ela permanecesse viva por mil anos. O importante para ela era morrer sem enfrentar a provação."

Porque o que estava para acontecer a Maryam era um grande assunto. Quando ela chegou ao seu povo carregando seu filho, eles disseram:

"يَا مَرْيَمُ لَقَدْ جِئْتِ شَيْئًا فَرِيًّا (٢٧) يَا أُخْتَ هَارُونَ مَا كَانَ أَبُوكِ امْرَأَ سَوْءٍ وَمَا كَانَتْ أُمُّكِ بَغِيًّا (٢٨) فَأَشَارَتْ إِلَيْهِ..."
("Ó Maryam, certamente você fez uma coisa sem precedentes. Ó irmã de Harun, seu pai não era um homem de mal, nem sua mãe era desonesta.") (Surah Maryam: 27-28)

Isso é semelhante às palavras de Yusuf (paz esteja sobre ele):
"أَنْتَ وَلِيِّي فِي الدُّنْيَا وَالْآخِرَةِ تَوَفَّنِي مُسْلِماً وَأَلْحِقْنِي بِالصَّالِحِينَ"
("Você é meu Protetor neste mundo e na Vida Futura. Cause-me a morte como muçulmano e una-me com os justos.") (Surah Yusuf: 101)

Não significa pedir a Allah para causar-lhe a morte, mas pedir para morrer no estado de Islam, e isso não é questionável.

Como dizer: "Ó Allah, cause-me a morte como muçulmano, como crente, no estado de monoteísmo e crença correta, ou cause-me a morte enquanto Você está satisfeito comigo," ou frases semelhantes.

Devemos saber a diferença entre uma pessoa desejar a morte devido à angústia de uma calamidade que a atinge (o que é proibido) e uma pessoa desejar a morte com certos atributos agradáveis a Allah (o que é permitido).

📚 Veja Syarh Riyadhus_Shalihin 1/251 e Syarh Bulughul Maram 6/455.

Pedimos a Allah por orientação e sucesso para nós e para você no que Ele ama e se agrada.

✍ Compilado por: Abu Hanan As-Suhaily
21 Jumadi Awwal 1442 - 5/1 2021

Siga NashihatuLinnisa' no TELEGRAM

Twitter X: @kebenaranhanya1
WA: ilmui
share #free, without #logo, without asking #donation, without #foundation

Komentar